top of page
Buscar

Crise ou Emergência?

  • Eduardo L. Lozano Campos
  • 26 de jul. de 2016
  • 1 min de leitura

Embora as crises possam gerar situações onde ações emergenciais devem ser tomadas, é importante entender que apesar de muito próximos, os termos emergência e crise não representam significados pariformes. Situações de emergências reúnem fatos relacionados a falhas técnicas, paradas de fábrica , acidentes, contaminações, variações de mercado e etc. A crise, é de fato oriunda dessas situações, porém, enquanto as emergências são fatos pontuais e contornáveis, a crise apresenta um exponencial muito elevado afetando diretamente o sistema e exigindo ações ligadas a questões que envolvam a imagem, missão e valores da organização.

Um exemplo claro que diferencia os termos emergência e crise pode ser visto nas operações de uma empresa aérea. Empresas de aviação sofrem diversas situações de emergência com suas aeronaves, muitas até desconhecidas pelos passageiros em pleno voo, isso ocorre, pois são situações previstas e gerenciáveis. Em contrapartida, a queda de um avião, compactua uma situação de extrema crise, trata-se de um fato já estabelecido e impossível de retroceder, ou seja, cabe a organização trata-lo de maneira eficaz para que a situação de crise seja minimizada e, preserve-a de ameaças sob o ponto de vista de sua integridade.

De maneira sucinta, a crise sempre estará ligada a situações emergenciais, porém a crise “pula os muros” da organização, exigindo práticas diferentes das aplicadas em ações de emergência e gerenciamento interno.


 
 
 

Comments


Entre em Contato

llcampos@uol.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2016 por Eduardo Luiz Lozano de Campos

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page